10 dicas para mandar bem no Ensino Médio

Jundiaí, 17 de Julho de 2019

Os alunos do ensino médio têm muito o que pensar, desde testes de matemática, esportes e a novas situações sociais — para não mencionar a grande pergunta na mente de cada jovem… “Para qual faculdade eu vou?”.

Os alunos do ensino médio têm muito o que pensar, desde testes de matemática, esportes e a novas situações sociais — para não mencionar a grande pergunta na mente de cada jovem… “Para qual faculdade eu vou?”.

Uma pesquisa feita nos EUA com alunos universitários recém-formados mostrou suas perspectivas sobre: agora que alguns anos se passaram, o que eles desejariam saber antes de tomar a decisão da faculdade?

Boa, né? Então, veja abaixo as top 10 dicas para você usar, sobreviver e prosperar no HIGH SCHOOL!

Check it out!

1. Participe de atividades que realmente lhe interessam.

“Se há algo que eu lamento, é que eu nunca tentei fazer mais durante o meu tempo livre”, explica a aluna que estudou em UC Berkeley. “Eu estava tentado participar da  “Mathletes”( competição de matemática organizado pelos alunos) mas nunca fui por conta de toda fantasia negativa que eu mesmo criei… Mais tarde percebi que provavelmente teria sido uma grande experiência. “

Não tome decisões sobre atividades extracurriculares com base no que outras pessoas pensam ou o que pode parecer bom somente no papel. Escolha algo que você ache interessante e se envolva. A evidência da paixão pelo que se interessa e do compromisso a atividade escolhida é um dos aspectos mais valiosos na faculdade, e quando você chegar no campus, será mais fácil juntar-se a um grupo das artes, à equipe de esportes, ou ao qualquer outro grupo se você já teve alguma experiência anteriormente. Grupos de estudantes são uma ótima maneira de encontrar o seu “caminho” no início da faculdade e pode até levar a algumas de suas amizades mais próximas (vulgo raiz) e experiências mais significativas.

2. Dê seu máximo no acadêmico do ensino médio.

Aproveite a oportunidade para formar relacionamentos fortes com os professores. Mesmo em grandes salas, um pouco de esforço extra vale um longo caminho. Conheça seus professores! Vá falar com eles depois da escola ou no almoço. Eles podem ajudá-lo a navegar no ensino médio e a gerenciar o processo de admissão da faculdade!

Poupe algumas de suas melhores redações e projetos que podem vir a calhar para as faculdades. Mantenha o controle do estágio que você está – nunca se sabe quando pode precisar de um rascunho ou uma redação pré formatada. Finalmente, tente evitar a concorrência estressante com os outros. Em vez disso, concentre-se em fazer seu próprio e melhor trabalho. Não meça o seu sucesso acadêmico contra seus amigos e colegas de sala. Desafie-se e mergulhe em coisas que você acha interessante!

3. Dedique-se nas aulas de idiomas

Muitos estudantes universitários têm oportunidades de estudar no exterior que podem ser parcialmente ou totalmente custeados pela faculdade, e a fluência no idioma pode aumentar suas oportunidades de explorar diferentes partes do mundo. Embora as aulas de idiomas possam parecer desnecessárias ou entediantes, sua dedicação no ensino médio a essas aulas valerá a pena mais tarde.

Uma aluna, formada pela escola de pós-graduação Darden, aprendeu da maneira mais difícil. “Eu temia minhas aulas de francês ao longo do ensino médio, mas eu não tive a oportunidade estudar no exterior e visitar lugares que eu queria ir, justamente por não ter dado atenção a essas matérias no ensino médio… Talvez se eu tivesse levado as aulas de francês mais a sério, eu seria fluente agora”.

4. Seja você mesmo (De verdade!)

Isso pode parecer clichê, mas há uma razão pela qual você ouve tanto — É IMPORTANTE! Você terá a maior gratidão se, além do ensino médio, você se concentrar nas pessoas e atividades que te fazem bem, independentemente do que parece legal ou aceitável naquele momento. Como um aluno graduado da Universidade de Cornell, explica, “qualquer um pode fazer qualquer coisa com suas vidas — os estudantes não devem definir-se somente pelo que vivem na High School.”

Os aspectos sociais do ensino médio podem ser estressantes, mas uma aluna de pós-graduação incentiva os alunos para tentar aceitar e até mesmo abraçar essas interações. “Seus anos de adolescência são incrivelmente carregados emocionalmente… Eu gostaria que alguém tivesse me dito para ser tão presente como eu poderia naqueles momentos em vez de se sentir envergonhado e estressado.”

5. Pense sobre a faculdade cedo (Mas não deixe isso te enlouquecer!)

Não há necessidade de puxar os cabelos pensando sobre a faculdade no momento em que você entra no ensino médio, mas é importante fazer tudo o que puder para tomar uma boa decisão. Há muitas escolas onde você pode ter uma experiência maravilhosa, então dê o seu melhor para estreitar esse caminho, que te ajude fazer escolhas realistas e que pareçam ser a coisa certa para você. Ao invés de se preocupar sobre cada estatística escolar, tenha uma perspectiva mais ampla. Olhe para faculdades que têm uma variedade de coisas que você está interessado, onde os alunos pareça com as pessoas que você se relaciona, isso definitivamente te ajudará a se sentir confortável e parte da faculdade.

Tenha certeza sobre os aspectos que podem ter um enorme impacto em sua experiência, como tamanho da faculdade, localização e opções de bolsa de estudo. Uma aluna graduada da University George Washington, explica, “Eu lamento não pensar mais sobre o tipo de faculdade que eu queria! É muito mais fácil passar três anos gradualmente descobrindo o que você quer do que fazer tudo no último ano (O que é mais comum, né pessoal?)… Eu não estou dizendo que os alunos devem estudar  literatura de faculdade por horas em horas todas as semanas, mas é importante que os pais e os estudantes discutam cedo algumas escolhas”.

6. Faça os simulados!

Os SATs e os ACTs são pontos importantes em sua aplicação na faculdade, e se você estudar é muito mais provável ter notas mais altas (Obvio ou não?). Um aluno aponta que “não se trata de inteligência nata — você pode aprender a prestar o teste.”

Confira os livros de preparação de testes da biblioteca e trabalhe em alguns problemas de prática ou palavras de vocabulário, depois faça um teste de prática cronometrado a cada domingo. Se você estiver estudando, sua pontuação vai começar a subir, e você estará muito mais preparado e confiante quando o dia do teste chegar. Há muito material online também, vale pesquisar! Google it! (Quem sabe no próximo post podemos trazer algum material para vocês!)

7. Você não precisa planejar o seu futuro inteiro agora

Estudantes do ensino médio enfrentam um monte de grandes decisões, e às vezes parece que você precisa ter o seu curso e carreira definido no último ano do médio. Um aluno da Universidade de São Francisco diz que este não é o caso. “O que muitos alunos não conseguem perceber é que você sempre pode mudar de curso ou escola e não é vergonha em tentar algo novo e decidir que aquilo não é para você.” (Nos EUA você pode cursar o primeiro ano de faculdade como “curso indefinido”.)

Ao invés de tentar planejar os próximos 10 anos agora, mantenha suas opções abertas e aprenda o máximo que puder sobre o que está disponível para você. Não se preocupe se você não sabe o que você vai querer estudar quando você chegar à faculdade. É mais importante estar aberto a coisas novas, coisas que nunca sequer pensou.

8. Tente ver além

Embora possa ser difícil imaginar a vida além as aulas e compromissos, ela existe. High School é um momento maravilhoso para fazer amigos, mas também não é a sua última oportunidade de conhecer pessoas e formar relacionamentos raiz. Muitos alunos não percebem que o mundo não está limitado às pessoas em seus grupos de amigos… “Lamento que eu não tenha me aproximado de pessoas que curtiam atividades diferentes e tinha opiniões diferentes. Teria me ajudado a me tornar mais cabeça aberta e aceitar algumas coisas muito mais cedo “, explica uma aluna já formada.

Você entrará em um novo mundo de pessoas antes de conhecê-lo, então se concentre menos na hierarquia social do ensino médio e muito mais em conhecer pessoas que lhe interessam — no final, isso importará muito mais.

9. Cuide de si mesmo

A High School pode ser exaustiva, e vai te pegar se você não descansar o suficiente. Vale lembrar… só porque seus amigos apenas precisam de seis horas de sono não significa que você pode sobreviver com tão pouco. Você aprenderá mais e fará melhor se estiver bem descansado! Lembre-se que dormir o suficiente, comer bem e beber muita água podem realmente fazer a diferença.

10. Peça conselhos

É surpreendente como as pessoas estarão abertas para você, por isso não hesite em perguntar a um professor, pai, ou aluno mais velho algumas dicas. Mesmo uma pergunta pequena pode levar a uma discussão mais profunda, e você pode fazer uma amizade que não faria de outra forma. Reconheça que algumas coisas nós só aprendemos da maneira mais difícil — por meio da experiência. Pedir conselhos, pensar sobre o que as outras pessoas têm a dizer, e, finalmente, fazer o seu melhor para tomar as decisões que são certas para você.

É isso aí! Espero que tenha gostado e se sentir a vontade, deixe seu comentário, pergunta, ou qualquer outra coisas que queira nos dizer!

Forte abraço! Roar…